4 dicas para ter um equipe engajada em qualquer cenário

A correria do dia a dia pode corroer, aos poucos, a motivação no trabalho. Atende telefone, anota na agenda, faz reunião de três horas, encontra cliente, atualiza planilha, cria nova planilha, enche cinco xícaras de cafezinho, olha para o relógio esperando a hora de bater o ponto, não recebe elogios do chefe.

Cansou só de ler? Imagine quem passa por isso 5 dias ou 40 horas por semana!

Infelizmente, essa é a realidade de muitas organizações, independentemente do seu porte: pequeno, médio ou grande empresa. Como combater essa corrente de conformismo e apatia? Engajando.

Uma pesquisa realizada pela empresa inglesa Michael Page, com colaboradores e CEOs de diferentes companhias, revelou o engajamento de equipes como ferramenta de sucesso. Na sequência, estão remuneração e gestão de talentos. Mas o que é engajar?

Parece uma pergunta difícil de responder, ou você deve achar que é alimentar ações pontuais de RH na empresa. Continue lendo este post que você vai descobrir que engajar uma equipe é mais fácil do que se imagina.

Dicas para engajar colaboradores em qualquer cenário

1) O primeiro passo para engajar a sua equipe é descobrir com o que ela se sentiria motivada. Vale uma pesquisa ampla com cada colaboradora, de cada equipe. Pode demorar um pouco para quantificar e qualificar os resultados, mas sua estratégia de engajamento não pode pisar em um terreno desconhecido. Por isso, foque no “quem” (equipe) antes do “que” (engajamento).

2) Fortalecer os valores da empresa é tirar todas as palavras bonitas do planejamento estratégico e criar um ambiente que reflita cada um deles. Estimular o orgulho pela empresa é genuíno e necessário para se sentir familiarizado e à vontade.

3) Estimular a humanização das relações interpessoais significa criar líderes e permitir que eles voem. Mesmo que a hierarquia vertical seja parte do modelo de gestão da empresa, relações saudáveis influenciam na criatividade e na produtividade de cada colaborador.

4) O equilíbrio financeiro da empresa passa pela produtividade dos colaboradores. Mas lembre-se: eles não são máquinas. Eles se estressam, têm medo do fantasma do desemprego, fazem sacrifícios para entregar o melhor. Mas a pressão só funciona para entregar o “mais ou menos” ou o errado.

Engajar é envolver, trazer o outro para ser aliado. Convencer o outro a ser aliado é também se tornar aliado dele. Em síntese: aposte em seu colaborador, invista nele, faça-o crescer. Dê visibilidade a ele!

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