Como ser lembrado pelo Cliente

Hoje é o Dia do Cliente, e é sobre como ser lembrado (ou conquistá­lo) que falaremos no Blog Sama Produções.

O que toda empresa, marca, celebridade, projeto deseja é ser lembrado espontaneamente por seus públicos. E com tantas empresas apostando alto no relacionamento com seus consumidores, em mídias sociais, é necessário diferenciar o que é ser lembrado e o que é conquistar.

Essa diferença é possível? Sim, e muito.

Quando a gente fala sobre apostar alto em relacionamento com clientes, vale lembrar que muitas empresas arriscam seus princípios somente para chamar a atenção. Mas isso pode se tornar uma faca de dois gumes, uma vez que o erro pode levar o cliente à pior lembrança. Se não tão pior, pelo menos uma bem ruim. Um exemplo recente foi a estratégia de marketing do Burger King ao propor, publicamente, uma parceria ao McDonald’s, a qual foi recusada e se tornou meme na internet. Dois anos atrás, o mesmo BK realizou uma ação na sua FanPage que fez a marca perder números na sua base de fãs. Embora sejam cases da mesma marca, várias marcas têm seguido pelo mesmo caminho com cases que levam mais em conta o merchandising do que o interesse dos clientes.

Portanto, não caia em ações vazias. Aqui, vão algumas dicas de como conquistar o coração dos seus clientes!

Conquiste o seu cliente!

1 ­. Conheça o seu público

Não estamos falando apenas da faixa etária, do gênero, do ticket médio. Tudo isso é primordial, inclusive, para pensar no produto e serviço oferecido pela sua empresa. Mas pesquise o hábito de compra, quais os valores compartilhados entre seus públicos, quais os assuntos que estão sendo mais discutidos por eles etc.

2 ­. Entenda seus valores

Lembram o planejamento estratégico com definição de missão, valores, objetivos e metas da empresa? Muitas vezes, ele se torna um documento arquivado para uso em momentos oportunos de burocracia. Mas tanto quanto entender o que os públicos defendem (e compram) é importante entender o que a sua empresa deseja transmitir a eles a partir de seus produtos e serviços. Isso evitar escorregões e aquelas ações pensadas em cima de ações de marketing da moda.

3 ­. Encante, venda e continue encantando

Estar no mercado e ser consumido não significa que seus produtos e serviços serão consumidos para sempre. Mercado é concorrência, portanto, permita que seus clientes escolham você em meio a tantas opções. Uma boa ideia é agregar experiência aos seus produtos e serviços. Por mais abstrata que possa parecer a ideia de experiência, saiba que ela pode começar no pré­venda e continuar no pós­venda. Por exemplo: se você é dono de uma concessionária, que tal, em vez de ser lembrado apenas durante a compra ou para consertar o defeito do carro, você investir em ações que puxem na memória do cliente o quanto ele ama o veículo comprado na sua loja?

4 ­. Seja profissional

Seus clientes não merecem amadorismo. Se a sua empresa diz que ela oferece A, invista para que todos os seus pontos de venda ofereçam A. Encontrar B pode ser um caso de distorçam muito grande da sua imagem. Portanto, contrate profissionais que vão cuidar da sua marca por aí, os treine e os gerencie o tempo todo. Qualidade precisa existir desde a concepção do serviço até à sua entrega e consumo.

5­. Não desista, insista com carinho

Atenção nunca é demais, e esta dica resume um pouco dos itens anteriores. Lembrado você pode ser a todo momento, mas conquiste por meio de ações continuadas que signifiquem parceria. O seu serviço já é bom, o seu produto também, mas não pare de investir em divulgação e em ações estratégicas. Quem não é visto não é lembrado, quiçá conquistado!

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