Como ter uma equipe engajada?

A correria do dia a dia pode corroer, aos poucos, a motivação no trabalho. Atende telefone, anota na agenda, faz reunião de três horas, encontra cliente, atualiza planilha, cria nova planilha, enche cinco xícaras de cafezinho, olha para o relógio esperando a hora de bater o ponto, não recebe elogios do chefe.

Cansou só de ler? Imagine quem passa por isso 5 dias ou 40 horas por semana!

Infelizmente, essa é a realidade de muitas organizações, independentemente do seu porte: pequeno, médio ou grande empresa. Como combater essa corrente de conformismo e apatia? Engajando.

Uma pesquisa realizada pela empresa inglesa Michael Page, com colaboradores e CEOs de diferentes companhias, revelou o engajamento de equipes como ferramenta de sucesso. Na sequência, estão remuneração e gestão de talentos. Mas o que é engajar?

Parece uma pergunta difícil de responder, ou você deve achar que é alimentar ações pontuais de RH na empresa. Continue lendo este post que você vai descobrir que engajar uma equipe é mais fácil do que se imagina.

Dicas para engajar colaboradores em qualquer cenário

1º O primeiro passo para engajar a sua equipe é descobrir com o que ela se sentiria motivada. Vale uma pesquisa ampla com cada colaboradora, de cada equipe. Pode demorar um pouco para quantificar e qualificar os resultados, mas sua estratégia de engajamento não pode pisar em um terreno desconhecido. Por isso, foque no “quem” (equipe) antes do “que” (engajamento).

2° Fortalecer os valores da empresa é tirar todas as palavras bonitas do planejamento estratégico e criar um ambiente que reflita cada um deles. Estimular o orgulho pela empresa é genuíno e necessário para se sentir familiarizado e à vontade.

3º Estimular a humanização das relações interpessoais significa criar líderes e permitir que eles voem. Mesmo que a hierarquia vertical seja parte do modelo de gestão da empresa, relações saudáveis influenciam na criatividade e na produtividade de cada colaborador.

4º O equilíbrio financeiro da empresa passa pela produtividade dos colaboradores. Mas lembre-se: eles não são máquinas. Eles se estressam, têm medo do fantasma do desemprego, fazem sacrifícios para entregar o melhor. Mas a pressão só funciona para entregar o “mais ou menos” ou o errado.

5º Engajar é envolver, trazer o outro para ser aliado. Convencer o outro a ser aliado é também se tornar aliado dele. Em síntese: aposte em seu colaborador, invista nele, faça-o crescer. Dê visibilidade a ele!

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