Com o mercado cada vez mais competitivo e saturado, as empresas precisam constantemente buscar por novas ações para atrair clientes e alavancar as vendas. Diante de uma crise econômica pela qual o país está passando, e o cenário se mostrando muito cauteloso, é preciso buscar novas alternativas para continuar crescendo.
Já falamos aqui no blog sobre como os eventos coorporativos podem ajudar empresas a conquistarem clientes e promover a inovação. Acontece que outras ações administrativas também podem contribuir de forma positiva para os negócios.
Investir nos colaboradores
Você como empreendedor já parou para pensar sobre qual é a coluna vertebral de sua empresa? Nem todas as companhias conseguem ter essa visão, mas os colaboradores são a peça chave para que um negócio dê certo. Funcionários insatisfeitos simplesmente não produzem da maneira correta, não atendem bem aos clientes e jamais vão sentir impulso de buscar novas ideias e formas de inovar.
É por isso que grande parte dos especialistas e coachings de carreira são unânimes em dizer que toda empresa precisa capacitar e investir em seus colaboradores, seja promovendo cursos ou incentivando a participação em feiras e congressos corporativos.
Funcionários motivados conseguem oferecer um atendimento de qualidade, o que é primordial para os negócios. Além disso, uma das melhores ações de marketing que uma empresa pode ter é ser indicada por clientes satisfeitos. E isso só é possível quando colaboradores e líderes pensam em conjunto, compartilham ideias inovadoras e buscam constantemente pensar “fora da caixa”.
Sem inovação uma empresa simplesmente não cresce e permanece com uma visão coorporativa ultrapassada. É preciso acompanhar o andamento das novas tecnologias, visões estratégicas de marketing e, mesmo quando o concorrente ainda não está tecnicamente criando algo novo, é o momento de você o fazer.
Observar o concorrente
Não há outra maneira de conseguir se destacar dos concorrentes sem um estudo amplo de observação. Inclusive, esta é uma atitude decorrente do passado e que até hoje é válida: buscar modelos. É claro que isso não significa necessariamente copiar as estratégias do seu concorrente, mas sim procurar melhorar e finalmente conseguir se destacar.
Pare e observe:
- – Como o seu concorrente realiza ações de marketing?
- – Como ele se comporta diante das redes sociais?
- – Qual é o estilo da comunicação escrita e oral?
- – Quais tipos de eventos coorporativos costumam realizar?
- – Você compraria algum de seus serviços ou produtos?
- – O que melhoraria nos serviços de seu concorrente?
- – Qual é o ponto forte e ponto a melhorar de seu concorrente?
Com essa visão estratégica e exercício de observação, você poderá refletir a respeito de suas próximas ações e, certamente, poderá aprimorar seus produtos e serviços fazendo sua empresa crescer e se destacar dos concorrentes.
Procure cases de destaque e se inspire
Pode parecer difícil e até complicado, mas é possível buscar a inovação e se destacar de seus concorrentes de diversas maneiras. Recentemente, uma empresa do ramo de sorvetes bastante famosa, Alpi Gelateria, decidiu criar uma ação para pôr em teste a honestidade das pessoas. A empresa colocou ao lado de fora da loja os sorvetes para que as pessoas pudessem se servir da maneira que quisesse e, em seguida, deixar o pagamento em uma urna.
Apesar de ter tido um prejuízo de aproximadamente 16%, a empresa fez uma grande ação de marketing, tendo em vista que a notícia saiu nos principais jornais do Brasil. Compreende como é possível inovar e se destacar de seus concorrentes?
Comece a pensar em estratégias de marketing, planejamento de eventos coorporativos e ações em redes sociais. A Sama Eventos pode ajudar você a criar grandes eventos, fazendo sua empresa se diferenciar no mercado cada vez mais competitivo.