O esporte é uma prática que influencia na conduta individual e coletiva, a partir do seu caráter educacional e de desenvolvimento de habilidades. Além dos benefícios para a saúde física, o esporte também significa envolvimento emocional de quem participa e de quem o assiste, torce, acompanha. E isso não é simbólico apenas no nosso país, mas em todo o mundo.
Por isso, eventos esportivos capitalizam tanto. Quanto mais forte o envolvimento das pessoas com determinado esporte, mais economias paralelas são movimentadas. Marcas, hoje, se envolvem com apoio e patrocínio de eventos esportivos como grande oportunidade de gerar valor. Associar-se a esportes garante relevância diante de consumidores e potenciais consumidores.
Recentemente, o Super Bowl teve uma audiência de mais de 120 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Ele é considerado o evento esportivo mais caro do mundo. Na lista de mais importantes estão a Copa do Mundo, cuja última edição aconteceu no Brasil, e as Olimpíadas, que terá uma edição neste ano no Brasil. Já imaginou quanta visibilidade esses eventos esportivos podem gerar para as empresas? Isso, vamos deixar para comentar em outro post, combinado? Por enquanto, vejam o quanto eventos tão importantes lucram por edição.
1º Super Bowl – valor da marca: US$ 580 bilhões
O evento esportivo mais assistido dos Estados Unidos tem conquistado fãs também no Brasil. Basta ver a empolgação de brasileiros nas redes sociais.
2º Jogos Olímpicos de Verão 2012 – valor da marca: US$ 348 bilhões
O evento que aconteceu em Londres gerou uma receita que ultrapassou US$ 2,5 bilhões. Quanto será que irá gerar neste ano, no Rio de Janeiro?
3º Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 – valor da marca: US$ 285 milhões
US$ 1,1 bilhão. Essa foi a receita gerada pelo evento para a emissora NBC que recebeu o direito de transmissão dos jogos realizados na Rússia.
4º Copa do Mundo da FIFA – valor da marca: US$ 229 milhões
Não vencemos a Copa 2014, mas brasileiros foram muito elogiados na recepção das seleções e turistas.
5º WrestleMania – valor da marca: US$ 179 milhões
Edição de luta livre que gerou um lucro de US$ 12,6 milhões para a produtora WWE, na edição de 2015.
Curtiu? Quem sabe já não é chegada a hora de investir em eventos esportivos e atrair consumidores para a sua marca?
(Fonte: Forbes)