Quem lembra dos outdoors contra o privilégio de deficientes que foram espalhados pelas ruas de Curitiba, e geraram várias reações e discussões nas redes sociais? Eles fizeram parte de uma campanha do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que objetivava chocar as pessoas, além de fazê-las rever seus lugares de privilégio.
Essa ação da prefeitura curitibana é um bom exemplo de marketing de guerrilha, estratégia que costuma gerar controvérsias. Enquanto ela teve um cunho de reflexão social, outras ações de guerrilha são largamente promovidas por empresas que desejam gerar resultados tangíveis e intangíveis. Mas o que, afinal, faz de ações assim receberem o nome de guerrilha?
O argumento é emprestado do treinamento militar, e está relacionado a ações surpresas e de alto impacto. As ações de guerrilha não possuem alto custo e, geralmente, estão fora das mídias tradicionais. Em resumo, elas são extremamente criativas e envolventes. Veja 5 cases de marketing de guerrilha, e descubra como realizar ação de guerrilha para sua empresa.
4 cases de guerrilha que geraram resultados
Post-it
Você usa post-it no seu escritório? Pois bem, muitos estudantes não veem muita utilidade no item de papelaria. Percebendo esse pouco consumo de um público tão ágil e criativo, a empresa Post-it criou uma ação para chamar a atenção de universitários no Peru. Instalaram uma imensa pedra de gelo na frente de uma das mais importantes universidades do país, com os dizeres (aqui traduzidos): “devolver o livro de inglês”. Ao final do dia, a pedra estava desfeita pela temperatura. Qual o objetivo da ação? Mostra o quanto a memória também é frágil, e que é preciso lançar mão de post-it para lembrar do que é importante.
Nivea
Quer lugar mais comum para encontrar potenciais consumidores do que pontos de ônibus? Atenta a isso, a marca Nivea decidiu que era experiência que faltava para que algumas pessoas consumissem seu novo produto. Em alguns pontos de ônibus, foram instalados refrigeradores de ar simulados com uma grande embalagem da marca. A ideia era que as pessoas sentissem o frescor que é oferecido pelo produto divulgado.
Nestlé
“Perder peso não precisa ser chato, Contrex, minha parceria de malhação”. A partir desse mote, a Nestlé criou uma campanha para atingir mulheres francesas em 2011 e aumentar o consumo do seu produto: a água Contrex, rica em sais minerais e potencializadora de metabolismo. A campanha consistiu na instalação de bicicletas ergonométricas na frente de um prédio, incitando à curiosidade de várias pessoas. Sob uma trilha sonora feminina e sensual, mulheres se apossaram das bicicletas e, quanto mais pedalavam, mais energia era gerada para iluminar uma animação de um homem fazendo strip-tease na fachada do prédio. A ação repercutiu em ações paralelas e em outras mídias.
Scotch-Brite
Vamos combinar: jovens não são o melhor público de uma esponja de lavar louças. Consciente disso e querendo conquistar novos targets, a Scotch-Brite decidiu dar a volta por cima e realizar uma ação surpreendente em alguns restaurantes de São Paulo. Na hora de entregar a conta a alguns clientes, o garçom era encarregado de entregar uma esponja com a mensagem: “Não quer pagar a conta? Lave os pratos”. Os clientes empolgados pelo desafio visitaram as cozinhas e pias de importantes restaurantes paulistanos e, de quebra, tiveram suas refeições pagas pela marca. Além de conhecer o desempenho do produto, tiveram um contato divertido com a Scotch-Brite.
8 dicas para criar marketing de guerrilha para divulgar seu produto e serviço
Chega de divulgar produtos sem oferecer serviço relevante aos seus consumidores. Surpreenda-os, com campanhas que vão reverberar positivamente sua marca e obtenha resultados com pouco investimento. Siga nossas dicas para desenvolver marketing de guerrilha de sucesso!
1. Escolha um produto e serviço que valha ser trabalhado em uma campanha matadora. Se o objetivo é aumentar vendas, promova a conversão final para seu e-commerce.
2. Não atire para todos os lados. Esse produto ou serviço precisa ser relacionado a um público específico.
3. Projete quais os sentimentos você deseja despertar no seu consumidor. Isso vai facilitar no desenvolvimento da interação. Elabore ações que facilitem a intervenção do cliente em peças.
4. Convoque as pessoas mais criativas da sua empresa para o brainstorming da campanha. Deixe-as livre para pensar grande o quanto puderem, e depois filtre o que é possível de ser realizado dentro do objetivo da marca.
5. Prototipe a cada ação dentro da própria empresa, como forma de testar possíveis deficiências. Assim, é possível prever maus entendidos e crises.
6. Uma campanha significa um combo de ações. Portanto, pense no começo, meio e desdobramento das ações.
7. Vender sem vender é a busca das empresas, hoje. Por isso, busque parcerias para baixar o custo, e gere boas expectativas de consumo.
8.Conte com o expertise de uma empresa de renome no mercado. Nós, da Sama Produções e Eventos, somos experientes em marketing.