Inovação é mais uma palavra que caiu na graça do empreendedorismo. Pelo menos, a palavra. Basta uma mudança de poltrona de lugar que muitos já abrem a boca para falar que estão inovando. Mas será mesmo?
Para o pesquisador e professor Silvio Meira, “se você olhar a quantidade de energia investida em criar empresas que são cópias exatas do que está sendo feito no resto do mundo, isso é um estrago. Tem que pensar no que os outros não estão fazendo e trocar a nossa ótica”. Obviamente, ele se refere à forma como criamos, produzimos, entregamos e recebemos serviços e produtos.
Por isso, ele interrelaciona alguns pilares para que a inovação, de fato, aconteça: tecnologia, consumidor, competição e propósito. Em bom e alto som, você ouve o especialista gritar: crie processos, ouça, enxergue, converse com seu consumidor, valorize sua concorrência, saiba para que o negócio está rodando, está na rua.
Se a sua empresa é uma forte candidata a tirar a inovação da promessa e transformá-la em ações reais, ela precisa deixar de olhar para o próprio umbigo e fortalecer-se olhando mais ao redor. E não pense que inovação é tratar de valores financeiros estratosféricos. Tudo o que você precisa pode estar às mãos, basta tirar a mente da caixinha. E, exatamente por tirar a mente da caixinha, que inovar é correr riscos.
Aí você pondera: correr riscos ou buscar equilíbrio? Equilíbrio não é o oposto de correr riscos. Pelo contrário, equilibrio são resultados. Mas é necessário gerar vantagens competitivas, e essas vantagens só podem ser obtidas criando insights, estudando cenário, lançando o novo. A ideia é não ficar obsoleto, ainda mais num cenário em que todos estão nadando ao mesmo tempo para chegar vivo à praia.
Em síntese, é preciso encarar que inovar é propor novos processos, produtos ou serviços com qualidade superior e de baixo custo. As redes sociais são campos férteis para essa inovação ou, pelo menos, para extrair dados e informações de base para a inovação. Lá, gratuitamente, pode-se analisar o comportamento de perfis de consumidores e averiguar
Enquanto algumas empresas investem firme e forte em pesquisa e desenvolvimento, outras simulam situações para apreender esses dados. Algumas delas são eventos empresariais, esportivos, culturais etc. A partir da interação dos indivíduos nos eventos, é permitido apreender dados geradores de novos negócios.
Se sua empresa também está em busca de inovação, pode contar com nossa expertise Sama Produções. Mais do que saber o que é inovar, nós realizamos inovação.